Copa de Judô reúne em Canavieiras atletas de 30 cidades baianas

Festa e esporte em Canavieiras
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Foi promovida neste domingo (4), no Ginásio de Esportes de Canavieiras, a XII Copa Tropical Nissei de Judô, com delegações de atletas de diversas cidades da Bahia. O evento contou com a participação de 700 atletas de 22 academias, que disputaram o Campeonato  Governo da Reconstrução Sênior de Judô, Festival da Criança Home Center Hidraluz e Desafio Absoluto Shihoi de Judô.

A Copa Tropical é uma realização Associação Nissei de Judô, que contou com a presença do Presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, e do Vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô e Coordenador  do Centro Panamericano de Judô, Marcelo França. Em viagem, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, foi representado pelo secretário da Administração, Antônio Amorim Tolentino, e fez questão de ligar na abertura do evento para dar as boas vindas aos visitantes, bem como parabenizar o promotor do evento, Edimerson Simplício pela realização da Copa.

A Copa Tropical Nissei de Judô foi o primeiro evento esportivo a ser realizado no Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca), após a reforma total do prédio. Durante seu discurso, Edimerson Simplício fez questão de agradecer ao prefeito Almir Melo pelo equipamento esportivo, que muitos não acreditavam que ficaria pronto para a Copa. “Promessa feita, promessa cumprida. Obrigado, prefeito”, disse Edimerson.

Para o Vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França, o evento de Canavieiras tem sido muito importante para o Judô brasileiro, por ser um trabalho de formação do caráter do jovem. “Campeão é o que consegue construir o verdadeiro espírito do judô. É desse trabalho de Edimerson que sairão o futuro do Brasil”, ressaltou Marcelo França.

O Presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, também ressaltou a liderança de Edimerson, que é um dos mais importantes líderes do judô baiano. “Edimerson não é apenas um Vice-presidente da Federação, mas um líder que trabalha dia e noite para o engrandecimento do judô, formando grandes atletas e cidadãos”, apontou.

No entender de Edimerson, um evento com a magnitude da Copa Tropical não seria realizada sem a parceria com a Federação, as Prefeituras de Pau Brasil e Canavieiras e diversas empresas comerciais. “Quero aqui destacar o trabalho feito pelos diretores dessas academias, que sempre têm em mente o engrandecimento do judô como atividade esportiva e de formação de caráter”, disse Edimerson.

Uma competição organizada, com ótima premiação e atletas em um ótimo nível técnico. “Um dos maiores eventos esportivos do interior da Bahia”, assim classificou o evento o professor Arnou Lobo Júnior, que ainda ressaltou o objetivo da difusão do judô e o alto desempenho dos atletas participantes.

De acordo com os resultados, a grande campeã na pontuação geral foi a Associação Nissei de Judô, com aproximadamente 300 atletas de Canavieiras, Una, Camacan, Panelinha e Pau Brasil; em segundo lugar ficou a Equipe Anju´s de Itacaré, e em terceiro, a Associação Renascer de Ilhéus. Na categoria Absoluto, o Campeão foi o atleta Helton Oliveira da Equipe Judô Sobreira, de Coaraci, em segundo, Eduardo Oliveira, Associação Sol Nascente e os terceiros colocados, Paulo Dias, da Associação Sol Nascente e Rodrigo Machado, da Associação Sogabe de Judô.